Empodere-se!

Faça parte da nossa lista de contatos e receba em primeira mão as novidades sobre nossos Cursos e Eventos!

Alimentação Infantil março 22, 2017

O que é BLW (baby-led weaning)

O que é BLW (baby-led weaning)

Na introdução alimentar tradicional são os adultos quem decidem quando e como o bebê começa a comer. Oferecem colheradas de alimentos amassados na colher e progridem gradualmente a consistência e textura dos alimentos até que o bebê passa a comer a mesma comida da família. No baby-led weaning (BLW), o bebê tem autonomia para decidir quando começa e quando termina todo esse processo, e a alimentação é baseada nos seus instintos inatos e na sua capacidade de auto-regulação. A chave para a conquista da autonomia e para o desenvolvimento das habilidades de auto-alimentação está na oferta de alimentos em pedaços que o bebê consiga manipular com suas próprias mãos e que sejam adequados ao seu nível de desenvolvimento.

O BLW é uma abordagem de introdução alimentar que engloba oferecer alimentos saudáveis, compartilhando as refeições da família, certificando-se de que apenas o bebê coloque comida em sua própria boca. Aos pais e cuidadores, fica a responsabilidade de confiar que ele saiba se deve comer, o que comer, o quanto e com que rapidez – além de oferecer alimentos palpáveis desde o início, possibilitando assim que eles peguem com suas próprias mãos (Rapley, 2016).

BLW é comer alimentos em pedaços?

Os alimentos em pedaços são o meio e não o fim. Adequar os cortes dos alimentos para que o bebê possa pegá-los é muito importante pois, de outra forma, suas habilidades seriam insuficientes pra que ele tivesse autonomia pra se auto-alimentar, sem interferência, desde o início. Mas embora seja uma etapa fundamental do processo, o objetivo principal é que a partir da apresentação dos alimentos em pedaços, o bebê seja capaz de ser o protagonista da sua própria alimentação. Assim, BLW é mais do que apenas oferecer sua comida para o bebê pegar – é sobre a confiança dele para saber o que ele precisa. (Rapley, 2016).

Saiba mais sobre o Curso Avançado em BLW e Introdução Alimentar ParticipATIVA

oi! o que você achou deste conteúdo? deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.